GUIA
DE APRENDIZAGEM – 2016
|
||||||||
Escola Estadual: E. E. E. I.
Professora Maria Luiza Bastos
|
||||||||
Diretoria de Ensino: Presidente
Prudente
|
||||||||
Professor (a): Bethânia Alves de Menezes
|
Disciplina (s): Geografia
|
Série (s): 7º Ano Turma A E B
|
Bimestre: 1º Bimestre
|
|||||
1. Justificativa dos conteúdos
desenvolvidos no bimestre:
Tradicionalmente o Currículo de Geografia
para o 7º ano aborda a Geografia do Brasil e tem como principal foco, levar o
aluno a aplicar os conceitos básicos da disciplina presentes no currículo do
ano anterior, em uma escala que lhe permita desvendar seu próprio país, para,
em seguida, trabalhar em escala mundial (nos anos seguintes).
|
||||||||
2. Objetivos:
O objetivo
central das quatro primeiras situações de aprendizagem consiste em
desenvolver o conceito de fronteiras e
suas relações com a formação territorial brasileira e suas dimensões
culturais, políticas, produtivas e socioeconômicas.
|
||||||||
3. Atividades didáticas – Conteúdos
(S.As)
|
4.
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
|
|||||||
S.A.
1
|
Conteúdo
Fronteiras
da República Federativa do Brasil
|
1.
Reconhecer informações geográficas em mapas de diferentes escalas;
2.
Transpor essas informações de uma escala para outra;
3.
Aplicar o conceito de território em diferentes situações.
|
||||||
2
|
Fronteiras
Permeáveis
|
1.
Aplicar conhecimentos geográficos na explicação de acontecimentos do
dia a dia;
2.
Ler e interpretar diagramas e mapas.
|
||||||
3
|
Estudo da
formação territorial do Brasil por meio de mapas
|
1.
Explicar a formação territorial do Brasil a partir da análise de um
conjunto de dados cartográficos;
2.
Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
|
||||||
4
|
Estudo da
formação territorial do Brasil por meio da literatura: o contexto cultural
|
1. Transpor conhecimentos geográficos
entre diferentes formas de linguagem.
|
||||||
5. Temas transversais:
|
||||||||
Meio
Ambiente
(ao trabalharmos com projetos
interdisciplinares em consonância com nosso currículo – Projeto Água).
|
||||||||
Ética e Cidadania (no que tange o processo de formação e expansão do
território).
|
||||||||
Pluralidade Cultural (referente a como a sociedade observa as transformações
ocorridas no território a partir das formas de ocupação e expansão do mesmo).
|
||||||||
6. Estratégias didáticas:
|
||||||||
6.1. Atividades autodidáticas:
ü Realização das atividades propostas no caderno do
aluno;
ü Leituras e interpretações de textos e imagens;
ü Produções de texto;
ü Realização de pesquisas
|
6.2. Atividades didático-cooperativas:
ü Desenvolvimento de atividades utilizando os
agrupamentos produtivos para realização das atividades propostas no caderno
do aluno.
|
6.3. Atividades complementares:
ü Pesquisas de aprofundamento sobre a temática da
aula.
ü Projeto Água – Comemoração do Dia Mundial da Água –
22 de março;
|
||||||
7. Metodologia:
ü
Estabelecimento de metas bimestrais (ensinar os alunos a construir
suas notas a partir dos critérios de avaliação);
ü
Aulas expositiva-participativa;
ü
Resgate do conhecimento prévio do aluno;
ü
Leitura e interpretação dos conteúdos e habilidades trabalhadas em
cada S As – identificação de termos desconhecidos pelos alunos (grifos e
busca do significado das palavras – utilização das marginalias como local de
anotações – Técnicas de OE.);
ü
Realização de atividades previstas nas S As de forma individual e
também com agrupamentos produtivos;
ü
Produção de textos;
ü
Produção de esquema do “O que eu aprendi na S A __...” – ao final de
cada S A – sistematização do que foi aprendido durante a articulação das
habilidades e dos conteúdos;
ü
Retomada de conteúdos e habilidades no inicio de cada aula;
ü
Registro das aulas em pautas diárias;
ü
Utilização da agenda para agendamentos de tarefas de casa, trabalhos
a serem desenvolvidos, visitas da PCA para observação, bem como avaliações
(produções, trabalhos, revisão de conteúdos e habilidades para avaliação,
devolutivas de avaliações e trabalhos, bem como recuperação).
ü
Correções dos exercícios de forma comentada e participativa (com a
participação ativa dos alunos);
ü
Uso de atlas e livro didático de forma a complementar e apoiar os
conteúdos e as habilidades trabalhadas nas S As.
|
||||||||
8. Valores trabalhados na
disciplina(s):
|
||||||||
Protagonismo – despertar o interesse dos alunos pelo estudo,
mostrando que a escola oferece meios como: disciplinas, eletivas,
laboratórios, tutores; para ajudar na concepção e realização de seus projetos
de vida. Ouvindo, apoiando, orientando e acompanhando os alunos contribuindo
para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmico e
profissionalmente.
|
||||||||
Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos
entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva
da turma.
|
||||||||
Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato
pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações
pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no
desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
|
||||||||
9. Habilidades convergentes e complementares:
|
||||||||
Matéria/Habilidade/S.A.
|
Matéria/Habilidade/S.A.
|
|||||||
Geografia
Habilidade: Ler e interpretar cartas medievais e portulanas.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1 – Fronteira da República Federativa do
Brasil
|
História
Habilidade: Classificar cronologicamente os principais períodos que
dividem a história das sociedades ocidentais.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 – As Cruzadas e os contatos entre as
sociedades europeias e orientais.
|
|||||||
Geografia
Habilidade: Interpretar mapas históricos para entender a dinâmica da
formação do território e do estabelecimento de fronteiras;
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1 – Fronteira da República Federativa do
Brasil
|
História
Habilidade: Estabelecer relações entre os principais elementos que
caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao
longo da história, aplicando conceitos de permanência e ruptura.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 – As Cruzadas e os contatos entre as
sociedades europeias e orientais.
Situação de Aprendizagem: 3 – O Renascimento Comercial e Urbano.
|
|||||||
9. Critérios de avaliação e
recuperação:
1. Participação (1,0 pontos)
ü Pontualidade nas aulas (presença) e também em
relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü Realização de tarefas em sala
ü Responsabilidade em estar com o material em dia da
matéria/Vistos
ü Agenda
2. Produção (3,0 pontos)
ü Produção de textos;
ü Pesquisas/Questionários;
ü Esquemas de sistematização das S As (caderno do
aluno);
3. Avaliação (6,0 pontos)
ü Conteúdos e habilidades;
ü Autoavaliação.
Recuperação: A recuperação será contínua e paralela com o
acompanhamento diário da realização das atividades propostas no Caderno do
Aluno (vistos e correção comentada e participativa). Após a realização da
Avaliação e da Devolutiva, caso seja necessário, será aplicada uma nova
avaliação para recuperar os conteúdos e habilidades desenvolvidos na
avaliação bimestral.
Nivelamento: O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente
às aulas na Disciplina de Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com
habilidades em defasagem utilizando os conteúdos previstos nas S As em
desenvolvimento.
|
||||||||
10. Referências:
Para o professor:
São Paulo (Estado)
Secretaria da Educação. Currículo do
Estado de São Paulo: Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação geral); Luiz Carlos de
Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor 6ª série/ 7º ano. Geografia. Volume 1. São
Paulo: SE, 2014/2017.
Para o aluno:
SÃO PAULO (Estado)
Secretaria da Educação. Caderno do
aluno. 6ª série/ 7º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/
|
Espaço profissional de divulgação de trabalhos na EEEI Profa. Maria Luíza Bastos, Presidente Prudente - SP.
sábado, 2 de abril de 2016
Mini Guia de Apendizagem - 7º Anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário