sábado, 2 de abril de 2016

Mini Guia de Apendizagem - 7º Anos


GUIA DE APRENDIZAGEM – 2016
Escola Estadual: E. E. E. I. Professora Maria Luiza Bastos
Diretoria de Ensino: Presidente Prudente
Professor (a):  Bethânia Alves de Menezes
Disciplina (s): Geografia
Série (s): 7º Ano Turma A E B
Bimestre: 1º Bimestre
1. Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
Tradicionalmente o Currículo de Geografia para o 7º ano aborda a Geografia do Brasil e tem como principal foco, levar o aluno a aplicar os conceitos básicos da disciplina presentes no currículo do ano anterior, em uma escala que lhe permita desvendar seu próprio país, para, em seguida, trabalhar em escala mundial (nos anos seguintes).
2. Objetivos:
O objetivo central das quatro primeiras situações de aprendizagem consiste em desenvolver o conceito de fronteiras e suas relações com a formação territorial brasileira e suas dimensões culturais, políticas, produtivas e socioeconômicas.
3. Atividades didáticas – Conteúdos (S.As)
4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
S.A.
1
Conteúdo
Fronteiras da República Federativa do Brasil
1.       Reconhecer informações geográficas em mapas de diferentes escalas;
2.       Transpor essas informações de uma escala para outra;
3.       Aplicar o conceito de território em diferentes situações.
2
Fronteiras Permeáveis

1.       Aplicar conhecimentos geográficos na explicação de acontecimentos do dia a dia;
2.       Ler e interpretar diagramas e mapas.
3
Estudo da formação territorial do Brasil por meio de mapas
1.       Explicar a formação territorial do Brasil a partir da análise de um conjunto de dados cartográficos;
2.       Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
4
Estudo da formação territorial do Brasil por meio da literatura: o contexto cultural
1.       Transpor conhecimentos geográficos entre diferentes formas de linguagem.

5. Temas transversais:
Meio Ambiente (ao trabalharmos com projetos interdisciplinares em consonância com nosso currículo – Projeto Água).
Ética e Cidadania (no que tange o processo de formação e expansão do território).
Pluralidade Cultural (referente a como a sociedade observa as transformações ocorridas no território a partir das formas de ocupação e expansão do mesmo).

6. Estratégias didáticas:
6.1. Atividades autodidáticas:
ü  Realização das atividades propostas no caderno do aluno;
ü  Leituras e interpretações de textos e imagens;
ü  Produções de texto;
ü  Realização de pesquisas
                   
6.2. Atividades didático-cooperativas:
ü  Desenvolvimento de atividades utilizando os agrupamentos produtivos para realização das atividades propostas no caderno do aluno.

6.3. Atividades complementares:
ü  Pesquisas de aprofundamento sobre a temática da aula.
ü  Projeto Água – Comemoração do Dia Mundial da Água – 22 de março;
7. Metodologia:
ü  Estabelecimento de metas bimestrais (ensinar os alunos a construir suas notas a partir dos critérios de avaliação);
ü  Aulas expositiva-participativa;
ü  Resgate do conhecimento prévio do aluno;
ü  Leitura e interpretação dos conteúdos e habilidades trabalhadas em cada S As – identificação de termos desconhecidos pelos alunos (grifos e busca do significado das palavras – utilização das marginalias como local de anotações – Técnicas de OE.);
ü  Realização de atividades previstas nas S As de forma individual e também com agrupamentos produtivos;
ü  Produção de textos;
ü  Produção de esquema do “O que eu aprendi na S A __...” – ao final de cada S A – sistematização do que foi aprendido durante a articulação das habilidades e dos conteúdos;
ü  Retomada de conteúdos e habilidades no inicio de cada aula;
ü  Registro das aulas em pautas diárias;
ü  Utilização da agenda para agendamentos de tarefas de casa, trabalhos a serem desenvolvidos, visitas da PCA para observação, bem como avaliações (produções, trabalhos, revisão de conteúdos e habilidades para avaliação, devolutivas de avaliações e trabalhos, bem como recuperação).
ü  Correções dos exercícios de forma comentada e participativa (com a participação ativa dos alunos);
ü  Uso de atlas e livro didático de forma a complementar e apoiar os conteúdos e as habilidades trabalhadas nas S As.

8. Valores trabalhados na disciplina(s):
Protagonismo – despertar o interesse dos alunos pelo estudo, mostrando que a escola oferece meios como: disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores; para ajudar na concepção e realização de seus projetos de vida. Ouvindo, apoiando, orientando e acompanhando os alunos contribuindo para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmico e profissionalmente.
Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva da turma.
Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
9. Habilidades convergentes e complementares:
Matéria/Habilidade/S.A.
Matéria/Habilidade/S.A.
Geografia          
Habilidade: Ler e interpretar cartas medievais e portulanas.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1 – Fronteira da República Federativa do Brasil
História
Habilidade: Classificar cronologicamente os principais períodos que dividem a história das sociedades ocidentais.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 – As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais.
Geografia          
Habilidade: Interpretar mapas históricos para entender a dinâmica da formação do território e do estabelecimento de fronteiras;
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1 – Fronteira da República Federativa do Brasil
História
Habilidade: Estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao longo da história, aplicando conceitos de permanência e ruptura.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 – As Cruzadas e os contatos entre as sociedades europeias e orientais.
Situação de Aprendizagem: 3 – O Renascimento Comercial e Urbano.
9. Critérios de avaliação e recuperação:
1. Participação (1,0 pontos)
ü  Pontualidade nas aulas (presença) e também em relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü  Realização de tarefas em sala
ü  Responsabilidade em estar com o material em dia da matéria/Vistos
ü  Agenda
2. Produção (3,0 pontos)
ü  Produção de textos;
ü  Pesquisas/Questionários;
ü  Esquemas de sistematização das S As (caderno do aluno);
3. Avaliação (6,0 pontos)
ü  Conteúdos e habilidades;
ü  Autoavaliação.
Recuperação: A recuperação será contínua e paralela com o acompanhamento diário da realização das atividades propostas no Caderno do Aluno (vistos e correção comentada e participativa). Após a realização da Avaliação e da Devolutiva, caso seja necessário, será aplicada uma nova avaliação para recuperar os conteúdos e habilidades desenvolvidos na avaliação bimestral.
Nivelamento: O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente às aulas na Disciplina de Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com habilidades em defasagem utilizando os conteúdos previstos nas S As em desenvolvimento.
10. Referências:
Para o professor:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação geral); Luiz Carlos de Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor 6ª série/ 7º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Para o aluno:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno. 6ª série/ 7º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/

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