GUIA DE APRENDIZAGEM – 2016
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Escola
Estadual: E. E. E. I. Professora Maria Luiza Bastos
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Diretoria
de Ensino: Presidente Prudente
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Professor
(a): Bethânia Alves de Menezes
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Disciplina
(s): Geografia
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Série
(s): 8º Ano Turma B
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Bimestre:
1º Bimestre
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1.
Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
O currículo do 8º ano propõe um novo desafio para os estudantes do
Ensino Fundamental. Espera-se que o aluno nesse nível seja apto a desenvolver
atividades mais complexas e elaboradas de observação, interpretação, análise
e síntese da realidade. Sendo assim, a produção do espaço mundial por meio dos fluxos econômicos e do
desenvolvimento da ciência e da tecnologia pode ser um interessante exercício
da articulação do particular e do geral, que se manifestam simultaneamente.
Para isso, do ponto de vista conceitual, é fundamental o aluno compreender a
relação entre espaço e tempo.
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2.
Objetivos:
O objetivo central das quatro primeiras situações
de aprendizagem consiste em desenvolver um
estudo do tempo de percurso, do movimento no espaço, fluxo no qual estão
imersos os agentes e seus meios de locomoção e comunicação. Nessas situações
o tempo e o espaço estão simultaneamente presentes, e o sujeito esta em
movimento a partir do seu lugar e a sua história.
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3.
Atividades didáticas – Conteúdos (S.As)
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4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
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S.A.
1
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Conteúdo
O meio natural: o contexto do senhor dos ventos
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1.
Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e
geográficos;
2. Identificar representações do
espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos etc.
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2
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O meio técnico: a força das máquinas na produção
e na circulação
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1.
Compreender o processo histórico de ocupação dos territórios;
2. Interpretar a formação e
organização do espaço geográfico, considerando diferentes escalas.
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3
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O meio técnico-científico e a inclusão no mundo
digital
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1.
Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das
tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos;
2. Caracterizar formas de circulação
de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
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4
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Análise crítica do processo de globalização
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1.
Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no
enfrentamento de problemas de ordem socioeconômica;
2.
Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações
entre diferentes fatos e processos sociais.
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5.
Temas transversais:
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Meio Ambiente (ao
trabalharmos com projetos interdisciplinares em consonância com nosso
currículo – Projeto Água).
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Ética
e Cidadania (no que tange o
processo de evolução tecnologia e as relações envolvidas a essas evoluções).
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Pluralidade Cultural (referente à como a sociedade observa as
transformações ocorridas no espaço e no tempo decorrente das evoluções
tecnológicas).
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6.
Metodologia:
ü Estabelecimento de metas
bimestrais (ensinar os alunos a construir suas notas a partir dos critérios
de avaliação);
ü Aulas
expositiva-participativa;
ü Resgate do conhecimento
prévio do aluno;
ü Leitura e interpretação
dos conteúdos e habilidades trabalhadas em cada S As – identificação de
termos desconhecidos pelos alunos (grifos e busca do significado das palavras
– utilização das marginalias como local de anotações – Técnicas de OE.);
ü Realização de atividades
previstas nas S As de forma individual e também com agrupamentos produtivos;
ü Produção de textos;
ü Produção de esquema do “O
que eu aprendi na S A __...” – ao final de cada S A – sistematização do que
foi aprendido durante a articulação das habilidades e dos conteúdos;
ü Retomada de conteúdos e
habilidades no inicio de cada aula;
ü Registro das aulas em
pautas diárias;
ü Utilização da agenda para
agendamentos de tarefas de casa, trabalhos a serem desenvolvidos, visitas da
PCA para observação, bem como avaliações (produções, trabalhos, revisão de
conteúdos e habilidades para avaliação, devolutivas de avaliações e
trabalhos, bem como recuperação).
ü Correções dos exercícios
de forma comentada e participativa (com a participação ativa dos alunos);
ü
Uso de atlas e livro didático de forma a complementar e apoiar os
conteúdos e as habilidades trabalhadas nas S As.
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7.
Valores trabalhados na disciplina(s):
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Protagonismo –
despertar o interesse dos alunos pelo estudo, mostrando que a escola oferece
meios como: disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores; para ajudar na concepção
e realização de seus projetos de vida. Ouvindo, apoiando, orientando e
acompanhando os alunos contribuindo para a formação de indivíduos motivados e
preparados pessoal, acadêmico e profissionalmente.
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Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos
entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva
da turma.
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Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato
pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações
pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no
desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
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8.
Habilidades convergentes e complementares:
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Matéria/Habilidade/S.A.
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Matéria/Habilidade/S.A.
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Geografia
Habilidade: Identificar
as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de
transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 - O meio técnico: a força das máquinas na
produção e na circulação.
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História
Habilidade: Estabelecer
relações entre o uso de máquinas e o controle de tempo do trabalhador
industrial;
Habilidade: Reconhecer
a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial;
Habilidade: Identificar
o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador
industrial.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 4 – A revolução Industrial Inglesa.
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9
Critérios de avaliação e recuperação:
1.
Participação (1,0 pontos)
ü
Pontualidade
nas aulas (presença) e também em relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü
Realização de
tarefas em sala
ü
Responsabilidade
em estar com o material em dia da matéria/Vistos
ü
Agenda
2.
Produção (3,0 pontos)
ü
Produção de
textos;
ü
Pesquisas/Questionários;
ü
Esquemas de
sistematização das S As (caderno do aluno);
3.
Avaliação (6,0 pontos)
ü
Conteúdos e
habilidades;
ü
Autoavaliação.
Recuperação:
A recuperação será contínua e
paralela com o acompanhamento diário da realização das atividades propostas
no Caderno do Aluno (vistos e correção comentada e participativa). Após a
realização da Avaliação e da Devolutiva, caso seja necessário, será aplicada
uma nova avaliação para recuperar os conteúdos e habilidades desenvolvidos na
avaliação bimestral.
Nivelamento: O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente
às aulas na Disciplina de Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com
habilidades em defasagem utilizando os conteúdos previstos nas S As em
desenvolvimento.
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10.
Referências:
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Para o professor:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação
geral); Luiz Carlos de Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São
Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da
Educação. Caderno do professor 7ª
série/ 8º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Para o
aluno:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno. 7ª série/ 8º ano.
Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/
http://www.colegioweb.com.br/geografia
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Espaço profissional de divulgação de trabalhos na EEEI Profa. Maria Luíza Bastos, Presidente Prudente - SP.
sábado, 2 de abril de 2016
Mini Guia de Aprendizagem 8º ano B
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