sábado, 2 de abril de 2016

Mini Guia de Aprendizagem 8º ano B



            GUIA DE APRENDIZAGEM – 2016
Escola Estadual: E. E. E. I. Professora Maria Luiza Bastos
Diretoria de Ensino: Presidente Prudente
Professor (a): Bethânia Alves de Menezes
Disciplina (s): Geografia
Série (s): 8º Ano Turma B
Bimestre: 1º Bimestre
1. Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
O currículo do 8º ano propõe um novo desafio para os estudantes do Ensino Fundamental. Espera-se que o aluno nesse nível seja apto a desenvolver atividades mais complexas e elaboradas de observação, interpretação, análise e síntese da realidade. Sendo assim, a produção do espaço mundial por meio dos fluxos econômicos e do desenvolvimento da ciência e da tecnologia pode ser um interessante exercício da articulação do particular e do geral, que se manifestam simultaneamente. Para isso, do ponto de vista conceitual, é fundamental o aluno compreender a relação entre espaço e tempo.
2. Objetivos:
O objetivo central das quatro primeiras situações de aprendizagem consiste em desenvolver um estudo do tempo de percurso, do movimento no espaço, fluxo no qual estão imersos os agentes e seus meios de locomoção e comunicação. Nessas situações o tempo e o espaço estão simultaneamente presentes, e o sujeito esta em movimento a partir do seu lugar e a sua história.
3. Atividades didáticas – Conteúdos (S.As)
4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre

S.A.
1
Conteúdo
O meio natural: o contexto do senhor dos ventos
1.       Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos;
2.       Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos etc.

2
O meio técnico: a força das máquinas na produção e na circulação

1.       Compreender o processo histórico de ocupação dos territórios;
2.       Interpretar a formação e organização do espaço geográfico, considerando diferentes escalas.

3
O meio técnico-científico e a inclusão no mundo digital
1.       Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos;
2.       Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

4
Análise crítica do processo de globalização
1.       Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem socioeconômica;
2.       Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.


5. Temas transversais:

Meio Ambiente (ao trabalharmos com projetos interdisciplinares em consonância com nosso currículo – Projeto Água).

Ética e Cidadania (no que tange o processo de evolução tecnologia e as relações envolvidas a essas evoluções).

Pluralidade Cultural (referente à como a sociedade observa as transformações ocorridas no espaço e no tempo decorrente das evoluções tecnológicas).

6. Metodologia:
ü  Estabelecimento de metas bimestrais (ensinar os alunos a construir suas notas a partir dos critérios de avaliação);
ü  Aulas expositiva-participativa;
ü  Resgate do conhecimento prévio do aluno;
ü  Leitura e interpretação dos conteúdos e habilidades trabalhadas em cada S As – identificação de termos desconhecidos pelos alunos (grifos e busca do significado das palavras – utilização das marginalias como local de anotações – Técnicas de OE.);
ü  Realização de atividades previstas nas S As de forma individual e também com agrupamentos produtivos;
ü  Produção de textos;
ü  Produção de esquema do “O que eu aprendi na S A __...” – ao final de cada S A – sistematização do que foi aprendido durante a articulação das habilidades e dos conteúdos;
ü  Retomada de conteúdos e habilidades no inicio de cada aula;
ü  Registro das aulas em pautas diárias;
ü  Utilização da agenda para agendamentos de tarefas de casa, trabalhos a serem desenvolvidos, visitas da PCA para observação, bem como avaliações (produções, trabalhos, revisão de conteúdos e habilidades para avaliação, devolutivas de avaliações e trabalhos, bem como recuperação).
ü  Correções dos exercícios de forma comentada e participativa (com a participação ativa dos alunos);
ü  Uso de atlas e livro didático de forma a complementar e apoiar os conteúdos e as habilidades trabalhadas nas S As.
7. Valores trabalhados na disciplina(s):
Protagonismo – despertar o interesse dos alunos pelo estudo, mostrando que a escola oferece meios como: disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores; para ajudar na concepção e realização de seus projetos de vida. Ouvindo, apoiando, orientando e acompanhando os alunos contribuindo para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmico e profissionalmente.
Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva da turma.
Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
8. Habilidades convergentes e complementares:
Matéria/Habilidade/S.A.
Matéria/Habilidade/S.A.
Geografia        
Habilidade: Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de transportes e comunicação, essenciais no processo de globalização.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 - O meio técnico: a força das máquinas na produção e na circulação.

História
Habilidade: Estabelecer relações entre o uso de máquinas e o controle de tempo do trabalhador industrial;
Habilidade: Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial;
Habilidade: Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 4 – A revolução Industrial Inglesa.
9 Critérios de avaliação e recuperação:
1. Participação (1,0 pontos)
ü  Pontualidade nas aulas (presença) e também em relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü  Realização de tarefas em sala
ü  Responsabilidade em estar com o material em dia da matéria/Vistos
ü  Agenda
2. Produção (3,0 pontos)
ü  Produção de textos;
ü  Pesquisas/Questionários;
ü  Esquemas de sistematização das S As (caderno do aluno);
3. Avaliação (6,0 pontos)
ü  Conteúdos e habilidades;
ü  Autoavaliação.
Recuperação: A recuperação será contínua e paralela com o acompanhamento diário da realização das atividades propostas no Caderno do Aluno (vistos e correção comentada e participativa). Após a realização da Avaliação e da Devolutiva, caso seja necessário, será aplicada uma nova avaliação para recuperar os conteúdos e habilidades desenvolvidos na avaliação bimestral.
Nivelamento: O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente às aulas na Disciplina de Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com habilidades em defasagem utilizando os conteúdos previstos nas S As em desenvolvimento.
10. Referências:
Para o professor:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação geral); Luiz Carlos de Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor 7ª série/ 8º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Para o aluno:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno. 7ª série/ 8º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/
http://www.colegioweb.com.br/geografia

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