sábado, 2 de abril de 2016

Mini Guia de Aprendizagem - 6º Anos



GUIA DE APRENDIZAGEM – 2016
Escola Estadual: E. E. E. I. Professora Maria Luiza Bastos
Diretoria de Ensino: Presidente Prudente
Professor (a): Bethânia Alves de Menezes
Disciplina (s): Geografia
Série (s): 6º Ano Turma a e B
Bimestre: 1º Bimestre
1. Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
O processo de “alfabetização espacial” avance para um novo patamar, focando-se mais especificamente nas competências e habilidades necessárias ao entendimento da manifestação espacial dos fenômenos naturais e sociais, em diferentes escalas e configurações. Nessa perspectiva, o caderno do professor e do aluno apresenta o conceito de paisagem, por meio do qual os alunos serão estimulados a observar a dimensão sensível do espaço, objetivo de análise fundamental para a aprendizagem da Geografia nessa Fase do Ensino Fundamental.
2. Objetivos:
O objetivo central das quatro primeiras situações de aprendizagem consiste em desenvolver as competências ligadas à observação, leitura e interpretação das múltiplas paisagens existentes na superfície da Terra, de modo a sensibilizar os alunos para o entendimento das demais dimensões do espaço geográfico.
3. Atividades didáticas – Conteúdos (S.As)
4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
(Micro habilidades)
S.A.
1
Conteúdo
Leitura da paisagem
1         Construir e aplicar o conceito de paisagem;
2         Descrever elementos constitutivos de uma paisagem;
3         Relacionar informações que permitam  a percepção dos diferentes elementos da paisagem;
4         Identificar em imagens diferentes manifestações de objetos produzidos em temporalidades distintas, tanto na escala da história natural quanto na da história humana;
5         A partir da observação de imagens, levantar hipóteses que expliquem as mudanças ocorridas na paisagem.

2
Paisagem e memória

1.       Ler e interpretar textos;
2.       Descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem;
3.       Produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos resultados da pesquisa.
3
As paisagens captadas pelos satélites
1.       Relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentos consistentes;
2.       Ler e interpretar mapas de imagens noturnas do planeta;
3.       Relacionar hipóteses que expliquem concentrações observadas nos mapas;
4.       Comparar regiões com maior e menor concentração de cidades.
4
As paisagens da Terra
1.       Comparar paisagens distintas;
2.       Observar os diferentes usos dos recursos na natureza;
3.       Identificar as desigualdades sociais impressas nas paisagens;
4.       Identificar a difusão desigual dos objetos técnicos pela superfície do planeta.
5. Temas transversais:
Meio Ambiente (usos e modificações na paisagem e como essas modificações refletem na nossa vida e também ao trabalharmos com projetos interdisciplinares em consonância com nosso currículo – Projeto Água/Projeto Dengue).
Ética e Cidadania (até que ponto estamos conscientes diante das modificações/intervenções estamos realizando na paisagem? Como eu penso as mudanças e as permanências e também os impactos gerados pelas ações humanas no meio ambiente).
Pluralidade Cultural (como sociedades/pessoas atuam na modificação da paisagem).
6. Metodologia:
ü  Estabelecimento de metas bimestrais (ensinar os alunos a construir suas notas a partir dos critérios de avaliação);
ü  Aulas expositiva-participativa;
ü  Resgate do conhecimento prévio do aluno;
ü  Leitura e interpretação dos conteúdos e habilidades trabalhadas em cada S As – identificação de termos desconhecidos pelos alunos (grifos e busca do significado das palavras – utilização das marginalias como local de anotações – Técnicas de OE.);
ü  Realização de atividades previstas nas S As de forma individual e também com agrupamentos produtivos;
ü  Produção de textos;
ü  Produção de esquema do “O que eu aprendi na S A __...” – ao final de cada S A – sistematização do que foi aprendido durante a articulação das habilidades e dos conteúdos;
ü  Retomada de conteúdos e habilidades no inicio de cada aula;
ü  Registro das aulas em pautas diárias;
ü  Utilização da agenda para agendamentos de tarefas de casa, trabalhos a serem desenvolvidos, visitas da PCA para observação, bem como avaliações (produções, trabalhos, revisão de conteúdos e habilidades para avaliação, devolutivas de avaliações e trabalhos, bem como recuperação).
ü  Correções dos exercícios de forma comentada e participativa (com a participação ativa dos alunos);
ü  Uso de atlas e livro didático de forma a complementar e apoiar os conteúdos e as habilidades trabalhadas nas S As.
7. Valores trabalhados na disciplina(s):
Protagonismo – despertar o interesse dos alunos pelo estudo, mostrando que a escola oferece meios como: disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores; para ajudar na concepção e realização de seus projetos de vida. Ouvindo, apoiando, orientando e acompanhando os alunos contribuindo para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmico e profissionalmente.
Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva da turma.
Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
8. Habilidades convergentes e complementares:
Matéria/Habilidade/S.A.
Matéria/Habilidade/S.A.
Geografia        
Habilidade: Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2 – Paisagem e memória
História
Habilidade: Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1 – Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história.

9. Critérios de avaliação e recuperação:
1. Participação (1,0 pontos)
ü  Pontualidade nas aulas (presença) e também em relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü  Realização de tarefas em sala
ü  Responsabilidade em estar com o material em dia da matéria/Vistos
ü  Agenda
2. Produção (3,0 pontos)
ü  Produção de textos;
ü  Pesquisas/Questionários;
ü  Esquemas de sistematização das S As (caderno do aluno);
3. Avaliação (6,0 pontos)
ü  Conteúdos e habilidades;
ü  Autoavaliação.
Recuperação: A recuperação será contínua e paralela com o acompanhamento diário da realização das atividades propostas no Caderno do Aluno (vistos e correção comentada e participativa). Após a realização da Avaliação e da Devolutiva, caso seja necessário, será aplicada uma nova avaliação para recuperar os conteúdos e habilidades desenvolvidos na avaliação bimestral.
Nivelamento: O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente às aulas na Disciplina de Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com habilidades em defasagem utilizando os conteúdos previstos nas S As em desenvolvimento.
10. Referências:
Para o professor:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação geral); Luiz Carlos de Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor 5ª série/ 6º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Para o aluno:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno. 5ª série/ 6º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/
http://www.colegioweb.com.br/geografia
https://www.youtube.com/watch?v=Ku8UPbee2W4
http://escolakids.uol.com.br/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm
http://transforma-oes.blogspot.com.br/
http://meioambiente.culturamix.com/natureza/ambiente-natural-e-ambiente-modificado
http://www.estudokids.com.br/o-ambiente-natural-e-o-ambiente-modificado/
http://pt.slideshare.net/Ysnnara/paisagem-natural-e-modificada-33613216











Nenhum comentário:

Postar um comentário