GUIA DE APRENDIZAGEM – 2016
|
||||||
Escola
Estadual: E. E. E. I. Professora Maria Luiza Bastos
|
||||||
Diretoria
de Ensino: Presidente Prudente
|
||||||
Professor
(a): Bethânia Alves de Menezes
|
Disciplina
(s): Geografia
|
Série
(s): 6º Ano Turma a e B
|
Bimestre:
1º Bimestre
|
|||
1.
Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
O processo de “alfabetização espacial” avance para um novo patamar,
focando-se mais especificamente nas competências e habilidades necessárias ao
entendimento da manifestação espacial dos fenômenos naturais e sociais, em
diferentes escalas e configurações. Nessa perspectiva, o caderno do professor
e do aluno apresenta o conceito de paisagem, por meio do qual os alunos serão
estimulados a observar a dimensão sensível do espaço, objetivo de análise
fundamental para a aprendizagem da Geografia nessa Fase do Ensino
Fundamental.
|
||||||
2.
Objetivos:
O objetivo
central das quatro primeiras situações de aprendizagem consiste em
desenvolver as competências ligadas à observação, leitura e interpretação das
múltiplas paisagens existentes na superfície da Terra, de modo a sensibilizar
os alunos para o entendimento das demais dimensões do espaço geográfico.
|
||||||
3.
Atividades didáticas – Conteúdos (S.As)
|
4.
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
(Micro
habilidades)
|
|||||
S.A.
1
|
Conteúdo
Leitura da paisagem
|
1
Construir e aplicar o conceito de paisagem;
2
Descrever elementos constitutivos de uma paisagem;
3
Relacionar informações que permitam
a percepção dos diferentes elementos da paisagem;
4
Identificar em imagens diferentes manifestações de objetos produzidos
em temporalidades distintas, tanto na escala da história natural quanto na da
história humana;
5
A partir da observação de imagens, levantar hipóteses que expliquem
as mudanças ocorridas na paisagem.
|
||||
2
|
Paisagem e memória
|
1.
Ler e interpretar textos;
2.
Descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma
paisagem;
3.
Produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de
interpretação dos resultados da pesquisa.
|
||||
3
|
As paisagens captadas pelos satélites
|
1.
Relacionar informações representadas em diferentes formas e
conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentos
consistentes;
2.
Ler e interpretar mapas de imagens noturnas do planeta;
3.
Relacionar hipóteses que expliquem concentrações observadas nos
mapas;
4.
Comparar regiões com maior e menor concentração de cidades.
|
||||
4
|
As paisagens da Terra
|
1.
Comparar paisagens distintas;
2.
Observar os diferentes usos dos recursos na natureza;
3.
Identificar as desigualdades sociais impressas nas paisagens;
4.
Identificar a difusão desigual dos objetos técnicos pela superfície
do planeta.
|
||||
5.
Temas transversais:
|
||||||
Meio Ambiente (usos e modificações na paisagem e como essas
modificações refletem na nossa vida e também ao trabalharmos com projetos
interdisciplinares em consonância com nosso currículo – Projeto Água/Projeto
Dengue).
|
||||||
Ética e Cidadania (até que ponto estamos conscientes diante das
modificações/intervenções estamos realizando na paisagem? Como eu penso as
mudanças e as permanências e também os impactos gerados pelas ações humanas
no meio ambiente).
|
||||||
Pluralidade Cultural (como sociedades/pessoas atuam na modificação da
paisagem).
|
||||||
6.
Metodologia:
ü Estabelecimento de metas
bimestrais (ensinar os alunos a construir suas notas a partir dos critérios
de avaliação);
ü Aulas
expositiva-participativa;
ü Resgate do conhecimento
prévio do aluno;
ü Leitura e interpretação
dos conteúdos e habilidades trabalhadas em cada S As – identificação de
termos desconhecidos pelos alunos (grifos e busca do significado das palavras
– utilização das marginalias como local de anotações – Técnicas de OE.);
ü Realização de atividades
previstas nas S As de forma individual e também com agrupamentos produtivos;
ü Produção de textos;
ü Produção de esquema do “O
que eu aprendi na S A __...” – ao final de cada S A – sistematização do que
foi aprendido durante a articulação das habilidades e dos conteúdos;
ü Retomada de conteúdos e
habilidades no inicio de cada aula;
ü Registro das aulas em
pautas diárias;
ü Utilização da agenda para
agendamentos de tarefas de casa, trabalhos a serem desenvolvidos, visitas da
PCA para observação, bem como avaliações (produções, trabalhos, revisão de
conteúdos e habilidades para avaliação, devolutivas de avaliações e
trabalhos, bem como recuperação).
ü Correções dos exercícios
de forma comentada e participativa (com a participação ativa dos alunos);
ü Uso de atlas e livro
didático de forma a complementar e apoiar os conteúdos e as habilidades
trabalhadas nas S As.
|
||||||
7.
Valores trabalhados na disciplina(s):
|
||||||
Protagonismo –
despertar o interesse dos alunos pelo estudo, mostrando que a escola oferece
meios como: disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores; para ajudar na
concepção e realização de seus projetos de vida. Ouvindo, apoiando,
orientando e acompanhando os alunos contribuindo para a formação de
indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmico e profissionalmente.
|
||||||
Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos
entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva
da turma.
|
||||||
Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato
pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações
pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no
desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
|
||||||
8.
Habilidades convergentes e complementares:
|
||||||
Matéria/Habilidade/S.A.
|
Matéria/Habilidade/S.A.
|
|||||
Geografia
Habilidade: Identificar e descrever, nas paisagens, os elementos
mais duráveis e os mais suscetíveis a mudanças na temporalidade humana.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 2
– Paisagem e memória
|
História
Habilidade: Reconhecer os acontecimentos históricos em sua
temporalidade.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1
– Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história.
|
|||||
9.
Critérios de avaliação e recuperação:
1.
Participação (1,0 pontos)
ü
Pontualidade
nas aulas (presença) e também em relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü
Realização de
tarefas em sala
ü
Responsabilidade
em estar com o material em dia da matéria/Vistos
ü
Agenda
2.
Produção (3,0 pontos)
ü
Produção de
textos;
ü
Pesquisas/Questionários;
ü
Esquemas de
sistematização das S As (caderno do aluno);
3.
Avaliação (6,0 pontos)
ü
Conteúdos e
habilidades;
ü
Autoavaliação.
Recuperação: A
recuperação será contínua e paralela com o acompanhamento diário da
realização das atividades propostas no Caderno do Aluno (vistos e correção
comentada e participativa). Após a realização da Avaliação e da Devolutiva,
caso seja necessário, será aplicada uma nova avaliação para recuperar os
conteúdos e habilidades desenvolvidos na avaliação bimestral.
Nivelamento:
O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente às aulas na Disciplina de
Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com habilidades em defasagem
utilizando os conteúdos previstos nas S As em desenvolvimento.
|
||||||
10. Referências:
Para o professor:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação
geral); Luiz Carlos de Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São
Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado)
Secretaria da Educação. Caderno do
professor 5ª série/ 6º ano. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE,
2014/2017.
Para o
aluno:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno. 5ª série/ 6º ano.
Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/
http://www.colegioweb.com.br/geografia
https://www.youtube.com/watch?v=Ku8UPbee2W4
http://escolakids.uol.com.br/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm
http://transforma-oes.blogspot.com.br/
http://meioambiente.culturamix.com/natureza/ambiente-natural-e-ambiente-modificado
http://www.estudokids.com.br/o-ambiente-natural-e-o-ambiente-modificado/
http://pt.slideshare.net/Ysnnara/paisagem-natural-e-modificada-33613216
|
||||||
Espaço profissional de divulgação de trabalhos na EEEI Profa. Maria Luíza Bastos, Presidente Prudente - SP.
sábado, 2 de abril de 2016
Mini Guia de Aprendizagem - 6º Anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário