GUIA DE APRENDIZAGEM – 2016
|
||||||
Escola
Estadual:
E. E. E. I. Professora Maria Luiza Bastos
|
||||||
Diretoria
de Ensino:
Presidente Prudente
|
||||||
Professor
(a):
Bethânia Alves de Menezes
|
Disciplina
(s):
Geografia
|
Série
(s):
1º Ano Turma A
|
Bimestre:
1º Bimestre
|
|||
1.
Justificativa dos conteúdos desenvolvidos no bimestre:
O currículo do 1º ano do Ensino Médio propõe trabalhar com os
principais conceitos e habilidades relacionados a Cartografia. Antes de tudo,
o enfoque levará em consideração os elementos fundamentais de construção do
mapa: projeção, escala, métrica e linguagem.
|
||||||
2.
Objetivos:
O objetivo central das duas primeiras situações
de aprendizagem consiste em desenvolvimento de habilidades relacionadas à
Cartografia e a leitura e interpretações de diferentes tipos de
representações cartográficas seus usos e suas finalidades, que nada mais é,
seu caráter de representação.
|
||||||
3.
Atividades didáticas – Conteúdos (S.As)
|
4. Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre
|
|||||
S.A.
1
|
Conteúdo
Os elementos que constituem os mapas: os
recursos, as escolhas e os interesses.
|
1.
Saber ver e interpretar um mapa temático procedendo a classificações,
estabelecendo relações e comparações em diferentes projeções cartográficas e
escalas geográficas;
2. Relacionar a construção dos mapas
às suas intencionalidades e discutir a influência da Cartografia como um
instrumento de poder.
|
||||
2
|
O sensoriamento remoto; a democratização das
informações.
|
1.
Compreender a multiplicação dos meios de sensoriamento remoto;
2.
Entender o funcionamento e a lógica de criação humana do sensoriamento
remoto, em especial a imagem de satélite;
3. Comparação de diferentes meios de
representação da Terra.
|
||||
5.
Temas transversais:
|
||||||
Meio Ambiente (ao
trabalharmos com projetos interdisciplinares em consonância com nosso
currículo – Projeto Água).
|
||||||
Ética
e Cidadania (no que tange os
interesses em realizar os mapeamentos existentes).
|
||||||
Pluralidade Cultural (referente as diversidades de fenômenos relativos
ao homem que podem ser mapeadas)
|
||||||
6.
Metodologia:
ü Estabelecimento de metas
bimestrais (ensinar os alunos a construir suas notas a partir dos critérios
de avaliação);
ü Aulas
expositiva-participativa;
ü Resgate do conhecimento
prévio do aluno;
ü Leitura e interpretação
dos conteúdos e habilidades trabalhadas em cada S As – identificação de
termos desconhecidos pelos alunos (grifos e busca do significado das palavras
– utilização das marginalias como local de anotações – Técnicas de OE.);
ü Realização de atividades previstas
nas S As de forma individual e também com agrupamentos produtivos;
ü Produção de textos;
ü Produção de esquema do “O
que eu aprendi na S A __...” – ao final de cada S A – sistematização do que
foi aprendido durante a articulação das habilidades e dos conteúdos;
ü Retomada de conteúdos e
habilidades no inicio de cada aula;
ü Registro das aulas em
pautas diárias;
ü Utilização da agenda para
agendamentos de tarefas de casa, trabalhos a serem desenvolvidos, visitas da
PCA para observação, bem como avaliações (produções, trabalhos, revisão de
conteúdos e habilidades para avaliação, devolutivas de avaliações e
trabalhos, bem como recuperação).
ü Correções dos exercícios
de forma comentada e participativa (com a participação ativa dos alunos);
ü Uso de atlas e livro didático
de forma a complementar e apoiar os conteúdos e as habilidades trabalhadas
nas S As.
|
||||||
7.
Valores trabalhados na disciplina(s):
|
||||||
Protagonismo –
despertar o interesse dos alunos pelo estudo, mostrando que a escola oferece
meios como: disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores; para ajudar na
concepção e realização de seus projetos de vida. Ouvindo, apoiando,
orientando e acompanhando os alunos contribuindo para a formação de
indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmico e profissionalmente.
|
||||||
Corresponsabilidade – motivar os alunos a criar vínculos positivos
entre eles a fim de contribuir para a formação integral individual e coletiva
da turma.
|
||||||
Excelência acadêmica do educando - orientá-los ao cumprimento de regras (contrato
pedagógico e regimento escolar) bem como corresponsável diante das ações
pedagógicas – monitoramento das aulas, comparecimento nas tutorias e no
desenvolvimento de trabalhos realizados por agrupamentos produtivos.
|
||||||
8.
Habilidades convergentes e complementares:
|
||||||
Matéria/Habilidade/S.A.
|
Matéria/Habilidade/S.A.
|
|||||
Geografia
Habilidade: Reconhecer, na linguagem
cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis
para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações
geográficas.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 1 – os elementos que constituem
os mapas: os recursos, as escolhas e os interesses, e;
Situação de Aprendizagem: 2 – O sensoriamento remoto: democratização das
informações.
|
História
Habilidade: Estabelecer relações espaciais e
temporais relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes
espaços geográficos.
Caderno volume: 1
Situação de Aprendizagem: 3 – A Pré-história sul-americana,
brasileira e regional
|
|||||
9.
Critérios de avaliação e recuperação:
1.
Participação (1,0 pontos)
ü
Pontualidade
nas aulas (presença) e também em relação a prazos (tarefas e trabalhos);
ü
Realização de
tarefas em sala
ü
Responsabilidade
em estar com o material em dia da matéria/Vistos
ü
Agenda
2.
Produção (3,0 pontos)
ü
Produção de
textos;
ü
Pesquisas/Questionários;
ü
Esquemas de
sistematização das S As (caderno do aluno);
3.
Avaliação (6,0 pontos)
ü
Conteúdos e
habilidades;
ü
Autoavaliação.
Recuperação:
A recuperação será contínua e
paralela com o acompanhamento diário da realização das atividades propostas
no Caderno do Aluno (vistos e correção comentada e participativa). Após a
realização da Avaliação e da Devolutiva, caso seja necessário, será aplicada
uma nova avaliação para recuperar os conteúdos e habilidades desenvolvidos na
avaliação bimestral.
Nivelamento: O Nivelamento será desenvolvido concomitantemente
às aulas na Disciplina de Geografia, visto que o objetivo é trabalhar com
habilidades em defasagem utilizando os conteúdos previstos nas S As em
desenvolvimento.
|
||||||
16.
Referências:
|
||||||
Para
o professor:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:
Ciências Humanas. Maria Inês Fini (Coordenação
geral); Luiz Carlos de Menezes (coordenação de área), - 1.ed, atual – São
Paulo: SE, 2011.152p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da
Educação. Caderno do professor 1ª
série. Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Para o
aluno:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno. 7ª série/ 8º ano.
Geografia. Volume 1. São Paulo: SE, 2014/2017.
Sites:
http://www.sogeografia.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/
|
Espaço profissional de divulgação de trabalhos na EEEI Profa. Maria Luíza Bastos, Presidente Prudente - SP.
sábado, 2 de abril de 2016
Mini Guia de Aprendizagem - Geografia - 1ª série EM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E ai vadia Bethania Menezes aqui e a esposa do Victor professora vagabunda pretendento destruir la com cantadinhas baratas, vc e muito mal amada querida se nao tem que te quer fique sozinha velha e solitaria pois este e o fim de pessoas como vc que não respeitam o casamento e a familia mas e muito fraquinha pra isto so estou falando para os pais destes pequenos se atentarem ne e ver que a profissional de merda que e mandando email pra homem casado se enxerga sua gorda safada e va fazer terapia ou procure um psiquiatra pra se livrar deste sentimento nao correspondido ha anos pq so comigo agora ja estamos ha 6 anos e vc ainda nao recuperou este e meu ultimo aviso o proximo sera pessoalmente e vc nao sabe com quem esta se metendo puta vagabunda. Pais mantenham seus filhos longe desta vagabunda que não respeita homem casado
ResponderExcluir